segunda-feira, 29 de junho de 2009

PEQUENA-GRANDE DESCOBERTA

Milhares de mestres e filósofos passaram pelo mundo. apontando caminhos, sugerindo verdades, procurando discípulos e seguidores.
Uma única pessoa, no entanto, pôde dizer e apregoar, alto e bom som, sem faltar à verdade.

_ EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA.


Viver o Evangelho e seguir a Cristo, até às ulitmas consequências, nem sempre é o CAMINHO mais fácil e agradável.

Viver o Evangelho e seguir a Cristo nem sempre é a VERDADE mais cômoda e lisonjeira.

O mundo e a sociedade apresentam caminhos menos ásperos.

O mundo e a sociedade descortinam verdades mais sedutoras, prometendo alegria, felicidade, realização...


Sim, prometem. E meio mundo palmilha estes caminhos do mundo. Meio mundo abraça sofregamente estas verdades que o mundo acena de múltiplas formas.

Promessas. nada mais do que promessas. Mistificações, nada mais do que mistificações. Anzol e isca que milhões de incautos mordem, engolem, digerem.

Mordem, engolem, digerem, e dão-se mal, porque no fundo, no fundo, é tudo caminho ilusório, verdade de mentirinha, vida que beira morte...


  • Felizes os homens que já descobriram, por bem ou por mal, os embustes e brilhos falsos do mistério de viver, longe de Deus.

Bem-aventurados todos aqueles que, embora chorando e relutando no início, colocam seus pés no único CAMINHO que salva.

Felizes e bem-aventurados todos aqueles que buscam pautar seus dias pela única VERDADE que não ilude, embora carregada de riscos e dramáticas exigências fundamentais.


Felizes e bem-aventurados, porque só eles descobriram o grande tesouro da vida. Tesouro que transforma nossa pequena-grande vida, dentro das coordenadas do tempo, numa existências digna de ser vivida e celebrada.

Quem tem a graça de fazer esta suprema descoberta, passa o resto da vida cantando, agradecendo. E aproximando-se com frequência do mistério da Eucaristia, onde um Deus_ Caminho, Verdade e vida _ se faz vida e verdade dentro dos caminhos da gente.


No Cenáculo, dois mil anos atrás, o Mestre falou aos discípulos: " Isto é meu corpo, que é dado por vós. Este é o cálice do meu sangue que é derramado por vós".

Definitivamente, o Caminho, a Verdade e a Vida escondem-se numa pequena hóstia, onde um Deus se esconde e se faz pequeno, para sermos grandes e imortais, com ele.



  • Sempre há o momento, em que o poeta vence o cronista, o escritor. Encerro, pedindo emprestado a Radindranath Tagore um de seus poemas que eu rezo diariamente com respeito e veneração:
_ Senhor,
Quando eu deixar o leme, será o momento de o tomares em tuas mãos. E acontecerá, ao natural, o que tiver de ser feito. Como é vã a minha luta!
Aceita silencioso a tua derrota, meu coração!
E vê quanto é abençoada a tua sorte, permanecendo tranquilo onde estás.
Minhas lâmpadas se apagam ao mais leve sopro do vento. Descuido-me de tudo o mais, somente para acendê-las outra vez.
Daqui em diante serei mais sensato. estendo minha esteira no chão, esperarei no escuro.
E quando quiseres, Senhor, aproxima-te sem ruído e toma TEU LUGAR>

Nenhum comentário: